domingo, 21 de setembro de 2014

OCULUS RIFT DE REALIDADE VIRTUAL !!!

                                 
                                      

Oculus Rift é um equipamento de realidade virtual para jogos eletrônicos . Basicamente, é um sistema visual do tipo Head-mounted display. O projeto está sendo desenvolvido pela Oculus VR que conseguiu 91 milhões de dólares de investidores, sendo que 2,4 milhões de dólares foram levantados pelo site Kickstarter. A companhia foi fundada por Palmer Luckey e os coofundadores da Scaleform Brendan Iribe, Michael Antonov e Nate Mitchell. Depois o coofundador da id Software John Carmack foi contratado como Diretor Técnico.

O Oculus tem um sensor de movimentos e uma tela LCD embutida. Ele apresenta imagens em 3D e a imagem se move conforme o usuário mexe sua cabeça para os lados.

Ele poderá ser usado em jogos de PC e Android. O acessório fica ligado a uma pequena caixa com botões de controle de contraste e brilho, que fica ligada a uma fonte de alimentação e ao PC com um cabo USB e HDMI.

A chegada da versão final do produto é esperada (mas não confirmada) para 2014 ou começo de 2015.


                               
Desenvolvimento

O projetista de Head-mounted display da University of Southern California Institute for Creative Technologies, Palmer Luckey ganhou uma reputação por ter a maior coleção de HMD do mundo, e por ser o moderador mais antigo do fórum de discussões Meant to be Seen (MTBS) 3D's.


Através desse fórum, Palmer desenvolveu a ideia de criar um novo HMD que fosse mais efetivo e não tão caro para gamers. Coincidentemente, John Carmack já estava fazendo uma pesquisa sobre isso. Depois de analisar uma unidade de amostra, Carmack gostou do protótipo de Luckey e um pouco antes da 2012 Electronic Entertainment Expo, a id Software anunciou que sua futura atualização do Doom 3, conhecida como BFG Edition, seria compatível com as unidades do HMD. O protótipo do Oculus Rift de Palmer rodava o sotware do próprio Carmack. Essa unidade era equipada com uma IMU de alta velocidade e uma tela LCD de 5,6 polegadas visivel por duas lentes que são posicionadas a frente dos olhos permitindo uma visão de perspectiva 3D esteoroscópica de 90º na horizontal e 110º na vertical.

                                 
Versão de consumidor final.

Uma versão do Rift que contará com componentes melhorados, destinada a consumidores, está em desenvolvimento. Dentre as melhoras estão:

Rastreio de movimentos da cabeça;
Rastreio de posição;
Resolução de 1080p;
Operação Sem-fio;

A previsão de lançamento da versão final é incerta, porém deve chegar ainda em 2014 ou no início de 2015


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